top of page
Atendimento online e presencial

Inscreva-se para receber os novos posts do blog

Instagram 

  • Instagram

Instagram 

  • Instagram

Instagram 

  • Instagram

A constituição do aparelho psíquico: encontros e desencontros na teoria e na clínica

  • Foto do escritor: Jéssica Domingues
    Jéssica Domingues
  • 12 de set.
  • 1 min de leitura
Folder do evento "A constituição do aparelho psiquico: encontros e desencontros na teoria e na clínica" organizado pelo departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, realizado no dia 06 de setembro de 2025

Neste último dia 06 de setembro, foi realizado no Departamento Formação em Psicanálise (https://sedes.org.br/Departamentos/formacao_em_psicanalise/) o evento "A constituição do aparelho psíquico: encontros e desencontros na teoria e na clínica".

A ideia central era após a apresentação de um caso clínico, haver um diálogo entre o que se encontrava e se desencontrava a partir de três perspectivas diferentes. Uma pautada na teoria de Silvia Bleichmar, outra em Jaques Lacan e por fim Tomas Ogden.

A proposta de colocar em diálogo três orientações psicanalíticas diferentes mostra como é possível explorar a escuta a partir de prismas outros. André Green em seu livro "Narcisismo de Vida e Narcisismo de Morte" nos diz:

"a luz somente virá do confronto das ideias" (p.14).

Não somos habituados a discutir ideias, mas de nos colocarmos narcisicamente misturados a elas de modo que nosso senso de valor fique aderido a concordância ou discordância. Ganhamos muito em espaço de discussão quando as ideias podem ser pensadas e também discordadas, descobrir que algo em nós pode ser modificado é o que garante um investimento vivo no movimento e na saúde psíquica, sem refugiar-se a tiranias sejam elas internas ou externas.


Descobrir-se incompleto e passível de mudança de ideia nos faz descobrirmos humanos, incompletos, falhos e moventes como qualquer um que ainda aposte em viver.


Foto do evento "A constituição do aparelho psíquico: encontros e desencontros na teoria e na clínica" com a Psicanalista Jéssica Domingues e colegas

Referência:

  • Green, A. (1988), Narcisismo de Vida Narcisismo de Morte

Comentários


Este conteúdo é protegido por direitos autorais. A reprodução, tradução ou adaptação não autorizada, total ou parcial, é proibida. Se desejar compartilhar, cite a fonte com o link original.

whatsapp_edited.png
bottom of page