A constituição do aparelho psíquico: encontros e desencontros na teoria e na clínica
- Jéssica Domingues
- 12 de set.
- 1 min de leitura

Neste último dia 06 de setembro, foi realizado no Departamento Formação em Psicanálise (https://sedes.org.br/Departamentos/formacao_em_psicanalise/) o evento "A constituição do aparelho psíquico: encontros e desencontros na teoria e na clínica".
A ideia central era após a apresentação de um caso clínico, haver um diálogo entre o que se encontrava e se desencontrava a partir de três perspectivas diferentes. Uma pautada na teoria de Silvia Bleichmar, outra em Jaques Lacan e por fim Tomas Ogden.
A proposta de colocar em diálogo três orientações psicanalíticas diferentes mostra como é possível explorar a escuta a partir de prismas outros. André Green em seu livro "Narcisismo de Vida e Narcisismo de Morte" nos diz:
"a luz somente virá do confronto das ideias" (p.14).
Não somos habituados a discutir ideias, mas de nos colocarmos narcisicamente misturados a elas de modo que nosso senso de valor fique aderido a concordância ou discordância. Ganhamos muito em espaço de discussão quando as ideias podem ser pensadas e também discordadas, descobrir que algo em nós pode ser modificado é o que garante um investimento vivo no movimento e na saúde psíquica, sem refugiar-se a tiranias sejam elas internas ou externas.
Descobrir-se incompleto e passível de mudança de ideia nos faz descobrirmos humanos, incompletos, falhos e moventes como qualquer um que ainda aposte em viver.

Referência:
Green, A. (1988), Narcisismo de Vida Narcisismo de Morte












Comentários